Correio Popular Notícia


DENGUE
Ji-Paraná está em estado de alerta

Data da notícia: 2015-11-03 10:48:58
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O período chuvoso é o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná (Semusa) faz um alerta aos cidadãos para que colaborem fiscalizando as residências e os locais de trabalho, afim de que sejam eliminados todos os ambientes que acumulam água, como calhas, cacos de telha, pneus velhos, vasos de plantas, etc.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado pela Divisão de Controle de Endemias (DCE), no mês de outubro em Ji-Paraná, o índice de infestação predial relativo ao Aedes Aegypt está na ordem de 1,4%. Isso quer dizer que, com base nos parâmetros do Ministério da Saúde, o município está em estado de alerta

A região que apresentou maior LIRA, que foi de 3,2%, abrange os bairros União 1, Centro, Casa Preta, Dom Bosco, Parque São Pedro, Bela Vista, Colina Park 1 e 2, Residencial Açaí, Aurélio Bernardi, Novo Horizonte, São Bernardo e Vila Urupá. Já os bairros Urupá, Novo Ji-Paraná, Jardim dos Migrantes, Jardim Presidencial, Santiago e Bosques dos Ipês, apresentaram o menor índice, ficando em 0,2%.

Para controlar a infestação do mosquito, 45 agentes da DCE realizam regularmente visitas domiciliares de cunho educativo, abrangendo os 53 bairros do município. Nestas visitas, são feitas vistorias em busca de possíveis focos do mosquito e são repassadas orientações à população, quanto às formas de prevenção da proliferação do Aedes Aegypti. Em conjunto com a ação dos agentes, também são realizados bloqueios das áreas onde foram identificados possíveis casos de dengue por meio do Tratamento de Ultra Baixo Volume (UBV- Fumacê).

?Sabemos que várias regiões brasileiras estão vivendo na eminência de um surto de dengue, e não queremos que Ji-Paraná seja afetado. Temos conseguido manter a situação sob controle, os casos de dengue estão diminuindo ano a ano, mas a colaboração da população é imprescindível para que consigamos manter esses resultados?, alertou o Renato Fuverki, secretário de Saúde de Ji-Paraná.
?Por favor, tirem alguns minutos do seu dia e façam uma ronda em suas residências, no seu trabalho, em busca de locais que possam ser possíveis criadouros do mosquito, e os eliminem. Por mais que realizemos o nosso trabalho de combate, os focos estão dentro das residências, que devem ser fiscalizadas dia a dia por seus proprietários?, ressalta.

DADOS
No período de janeiro a setembro de 2015, foram notificados 151 casos suspeitos de dengue, sendo que destes, sendo que 51 foram comprovados positivos, 13 por exame laboratorial e 38 por exame clínico, não houve nenhum caso de dengue hemorrágica.

No mesmo período de 2014, considerando o intervalo de janeiro a setembro, foram notificados 273 casos suspeitos de dengue, sendo que 137 foram positivos, 69 por exames laboratoriais e 68 por exames clínicos, e também não houve o registro de nenhum caso de dengue hemorrágica.

Fonte:






Noticia vista 1431 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.